USG Doppler Peniano
O USG Doppler Peniano é um exame de ultrassonografia realizado após a indução farmacológica de ereção e que permite observar o aumento ou diminuição da vascularização na região, além da velocidade do sangue dentro dos vasos sanguíneos que nutrem o pênis.
Ele é um dos exames mais recomendados para a investigação das causas da disfunção erétil. Apesar da indução da ereção ser invasiva, ela é bem tolerada, não tem radiação, não gera nenhum efeito colateral e permite estudar o órgão sexual e investigar possíveis doenças.
Além das causas de disfunção erétil, o exame permite avaliar outras patologias na região, entre elas:
- Doença de Peyronie;
- Traumas;
- Doenças vasculares;
- Priapismo de alto fluxo.
O USG Doppler peniano pode ser realizado em consultório, juntamente com o teste de ereção, no qual substâncias vasodilatadoras são aplicadas diretamente no pênis, na parte lateral, por uma agulha fina, o que torna este procedimento pouco doloroso.
Conforme as substâncias agem na região, é possível captar as imagens do fluxo sanguíneo por meio de um aparelho de ultrassonografia que é colocado sobre o pênis. Com as imagens, o médico consegue investigar o caminho do fluxo sanguíneo. A partir deste e outros exames, caso sejam necessários, é possível definir o tratamento ideal para a disfunção erétil do paciente.