Check-up Urológico

O check-up urológico é o principal aliado na prevenção de doenças e na qualidade de vida do homem.

Durante a infância, para citar um exemplo, a consulta com um urologista é importante para analisar se há e se é necessário a cirurgia de fimose. Já na adolescência, a consulta é necessária para analisar o desenvolvimento dos órgãos genitais, conversar sobre a prevenção de ISTs e o início da vida sexual e em alguns casos, orientar sobre problemas como infecção urinária.

Com o passar dos anos, entram os cuidados com a saúde e a prevenção de patologias, como disfunções miccionais, disfunções sexuais, problemas hormonais, infecções urinárias, câncer de próstata e etc., que demandam exames anuais, popularmente conhecido como check-up urológico.

Dentre os principais exames, estão:

• Exame de sangue: Forma laboratorial de avaliar o metabolismo do indivíduo e como está a bioquímica do seu organismo.
  • Exame de urina: Importante para avaliar a saúde renal. Dentre outros fatores, ele avalia a eventual presença de infecções, sangue na urina e indícios de cálculo renal.
  • Exame de próstata: O exame de toque retal é ainda o mais indicado para a detecção de alguma alteração na próstata, como por exemplo nódulos que possam indicar a presença de câncer.
  • Sorológico: Exame ideal para acompanhar os anticorpos para as diversas ISTs que, muitas vezes, são silenciosas.
  • Ultrassom abdominal total: Exame de imagem para avaliação dos órgãos intra-abdominais

O check up urológico não tem nenhum mistério e, quando realizado frequentemente, pode ser um grande aliado da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos homens.