Terapia de Reposição Hormonal com Testosterona (TRT)



A Terapia de Reposição Hormonal com Testosterona (TRT) é a mais utilizada no tratamento dos homens com déficit de hormônio masculino. Seu principal objetivo é restabelecer os níveis normais da testosterona e diminuir os sintomas relacionados ao hipogonadismo.

Por volta dos 40 anos de idade, os níveis de testosterona começam a cair, o que causa a diminuição da libido, dificuldade de ereção, perda de pelos, diminuição da massa muscular, aumento da irritabilidade, falta de disposição, insônia e até ganho de peso. A reposição hormonal, bem indicada, pode controlar esses sintomas melhorando a qualidade de vida do paciente.

A presença destes sintomas deve motivar a ida a um urologista. O profissional analisará individualmente caso a caso e com auxílio de uma avaliação hormonal completa, poderá indicar ou não reposição hormonal. Há várias opções de tratamento para a Reposição Hormonal, porém, apenas o médico pode indicar o mais eficaz para o quadro do paciente. Dentre as opções estão:

  • Medicações via oral;
  • Medicações injetáveis de curta e longa duração;
  • Géis transdérmicos;
  • Adesivos;
  • Implantes subcutâneos de testosterona.

Além de aumentar os níveis da Testosterona e melhorar os sintomas relacionados com a sua queda, outros benefícios da reposição hormonal são: controle do metabolismo ósseo, cardioproteção e efeitos positivos no sistema nervoso central.