Por que escolhi fazer urologia?



Gostaria de contar hoje para vocês um pouco mais sobre mim e como a urologia entrou na minha vida.

Foi na Faculdade de Medicina do ABC (FMBC), onde me formei, que os excelentes professores vinculados à disciplina de urologia me despertaram o interesse na área. Por ser uma disciplina com um campo de atuação vasto e diverso com possibilidades grandes de desenvolvimento, não demorou muito para eu entender que era nessa carreira que eu gostaria de seguir.

A pluralidade de doenças que a urologia trata, como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aumento benigno da próstata, disfunções sexuais e miccionais, infertilidade, patologias como câncer de próstata, de bexiga, de rim e de pênis dentre inúmeras outras, além de uma variedade de cirurgias urológicas, como as abertas, minimamente invasivas e endoscópicas, foram alguns dos fatores que me encantaram e me ajudaram a tomar a decisão de me especializar na área.

Fora isso, o legal da urologia é que muitas patologias possuem fortes aspectos emocionais envolvidos o que me permite acessar o paciente de forma mais complexa, independente do gênero, idade ou orientação sexual e isso, definitivamente, é o que me orgulha e me motiva, diariamente, a atuar na área. Gosto de gente e de cuidar de gente.

Olhando para trás, com certeza eu não faria uma escolha diferente!